← voltar

Blog OK Couros

20
MAI
2022
Moda

O couro nas roupas e na moda!

Neste texto queremos falar do couro na moda! E destas roupas e acessórios que encantam a maioria das pessoas.

Por ser durável, resistente e também por ter um processo produtivo difícil, o couro sempre foi muito valorizado e seu preço é elevado. Por esta razão roupas e acessórios de couro estão conectados à ideia de luxo e sempre tiveram destaque na moda.
Mas, também por sua beleza e sensualidade, é inegável que as roupas e acessórios de couro deixam os looks mais elegantes e luxuosos, atraindo e fascinando a maioria das pessoas.
Por ser o uso do couro tão antigo e tradicional, peças de couro legítimo são atemporais e por isso são produzidas em variados estilos. Do estilo rocker mais rebelde até o lady like mais romântico, modelos de couro são objeto de desejo dos mais variados tipos de consumidores.
A seguir apresentamos alguns itens em couro que fazem a cabeça de qualquer estilo e sempre ocupam um lugar especial no guarda-roupa.

Bolsas
Bolsas de couro sempre foram muito valorizadas porque a resistência e a durabilidade de uma bolsa são fundamentais para o bom desempenho da função de "carregar e proteger" os bens que precisamos transportar.
Sem falar é claro, que carregamos junto conosco por mais tempo, nossos objetos mais necessários como os documentos, mas principalmente, nossos objetos mais queridos como joias, bijuterias, perfumes e maquiagens.
Se pensarmos que os filósofos consideram a percepção humana da necessidade de carregar provisões como um dos marcos do início da civilização, podemos entender o tamanho da nossa paixão por bolsas, carteiras, mochilas e malas!
Nos dias de hoje, usamos bolsas dos mais diversos materiais, em cores e modelos lindos, com leveza, resistência e funcionalidade iguais ou até superiores às bolsas de couro legítimo. Mas as bolsas de couro legítimo ainda são as queridinhas da maioria de homens e mulheres, de todas as idades e dos mais variados perfis sociais.
O fascínio que a aparência, o toque e até mesmo o cheiro do couro exercem sobre as pessoas é tamanho, que as griffes de luxo criaram linhas de bolsas de couro legítimo com preços que pagam a exclusividade e a beleza de seus artigos numa escala superior a dez, vinte ou até trinta vezes o custo da criação, produção e distribuição das peças.

Luvas
Outra peça do vestuário onde o couro legítimo tem um destaque especial são as luvas!
Ao longo da história, as luvas sempre foram um artigo usado quase exclusivamente pelas elites de cada cultura. Não só por serem feitas com materiais seletos e pouco disponíveis como o couro, mas também porque são difíceis de confeccionar e poucos artesãos dominavam esse ofício.
Ainda hoje, quando a confecção de luvas pode contar com o corte a laser, máquinas de costura especiais, linhas e acabamentos modernos, a confecção de uma luva precisa da habilidade manual de costureiras e cortadores para ser confeccionada.
Além disso, não é possível confeccionar luvas com qualquer tipo de couro. O couro precisa ter uma espessura mais delicada para ter flexibilidade durante a confecção, mas principalmente durante o uso. As luvas de couro de pelica são valorizadíssimas ainda hoje, porque seu toque e flexibilidade são mais delicados do que os de muitos tipos de tecidos.
Tal como acontece com as bolsas, hoje podemos comprar luvas dos mais diversos materiais, em cores e modelos lindos, com leveza, resistência e funcionalidade iguais ou até superiores às luvas de couro legítimo. Mas as luvas de couro legítimo ainda exercem o fascínio da aparência, toque e até mesmo do cheiro do couro que são objeto de desejo de quase todos nós.


Roupas
Finalmente! Agora vamos falar de roupas de couro!
Por ser o couro uma matéria prima com tantas qualidades funcionais, quando pensamos em roupas de couro ao longo da história da humanidade, logo nos vem à mente as roupas de batalha e caça, que precisavam garantir proteção ao usuário nas culturas mais antigas.
Se pensarmos nos esportes também como uma forma de competição não muito diferente das caças e batalhas, apenas um pouco menos bélicas, entendemos a forte presença do couro também nas roupas destas práticas.
O fato é que mesmo na moda, os modelos de couro carregam esta imagem de poder, competitividade e ousadia.
Um bom exemplo disso são as jaquetas de couro terem se tornado sinônimo de rebeldia na moda na década de 50, por terem sido usadas pelos corajosos pilotos de caça na Segunda Guerra Mundial.
Como ícone de rebeldia e irreverência, a jaqueta de couro ficou ainda mais famosa em 1953 com o filme “O Selvagem” ao ser usada pelo astro do cinema Marlon Brando.
Mas quando pensamos em ousadia, um divisor de águas são as jaquetas de couro femininas que viraram tendência na década de 80, popularizadas pela irreverente rainha do pop Madonna, que virou costumes e crenças de ponta a cabeça naquela época.
As calças de couro também carregam estas imagens e sensações. Nestas peças a memória de esportes de elite como a caça, o polo, a equitação e a esgrima são muito fortes.
Hoje com a popularização de couros de espessura e toques tão delicados como o couro de avestruz, saias e vestidos de couro tiveram sua gama de modelos muito ampliada. Preguear, franzir e usar volumes mais soltos e fluidos são livres possibilidades agora, que antes eram restritas ou impossíveis.
Mas, por mais romântico e sensual que seja um modelo de couro na moda, o seu poder de atração não raro reside naquele toque de ousadia e até de virilidade que o couro traz para "quebrar" ou "misturar" novas sensações ao modelo original da roupa.

Gostou deste post sobre "O couro nas roupas e na moda"? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e nos chame sempre que precisar! ????
Compartilhe:
Atendimento
Endereço:
Picada Café - RS - Brasil
Telefone:
(54) 3285.1159
E-mail:
vendas@okcouros.com.br
© Copyright 2019 OK Couros | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton