← voltar

Blog OK Couros

06
AGO
2021
Gerais

A Origem da Comemoração do Dia dos Pais!

Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal.
A história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. O pai desta moça foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto. Em 1909, em Washington, sua filha teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.
Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.
A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.
Diversos países possuem em seus calendários o Dia dos Pais. As comemorações variam conforme os costumes locais, assim como o significado que se dá à figura paterna.
A Rússia não possui uma data oficial para celebrar o Dia dos Pais. O país conta com a comemoração do Dia do Defensor da Pátria, o qual é comemorado em 23 de fevereiro e volta-se somente para os homens.
Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José. A troca de presentes é muito comum, semelhantemente ao que ocorre no Brasil. Em terras portuguesas, a data é uma das comemorações mais importantes.
A Alemanha também não conta com uma data oficial para a comemoração. A celebração aos pais é feita no dia da ascensão de Jesus, a qual varia conforme o calendário da Páscoa. Pais e filhos costumam passear e fazer piqueniques para comemorar.
O mês de junho possui o maior número de comemorações do Dia dos Pais. Argentina, Peru e Reino Unido contam com celebrações no terceiro domingo do mês. Já no Paraguai, comemora-se uma semana antes. A data também é celebrada no Canadá, no dia 17, e na Grécia, no dia 21.
Na África do Sul, o Dia dos Pais também é comemorado no segundo domingo de agosto. Já a Austrália conta com as celebrações no segundo domingo de setembro.
Gostou de saber mais sobre esta data tão especial que será comemorada no próximo domingo?
Se quiser presentear seu pai, temos diversas sugestões!
Compartilhe:
Atendimento
Endereço:
Picada Café - RS - Brasil
Telefone:
(54) 3285.1159
E-mail:
vendas@okcouros.com.br
© Copyright 2019 OK Couros | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton