← voltar

Blog OK Couros

25
MAR
2022
Gerais

A durabilidade das peças em couro

Algumas peças de couro nunca saem de moda, por isso é importante saber como guardá-las para prolongar sua vida útil.

Com a troca da estação e a chegada dos primeiros frios, é hora de tirar do armário uma peça que parece nunca sair de moda: o casaco de couro. Esquecidas durante as estações mais quentes, tanto o casaco como as demais peças de couro - se não forem devidamente guardadas - podem apresentar fungos, manchas e deformidades.

Preparamos algumas dicas importantes para que suas peças de couro tenham vida útil mais longa:

*Conservação: nada de sacos ou capas plásticas! Por ser pele animal, o couro está sujeito a ataque de fungos, principalmente, quando guardados em locais úmidos e escuros. Desta forma, as peças não devem ser guardadas em sacos plásticos, pois este tipo de embalagem cria umidade e se torna o habitat perfeito para a proliferação de microorganismos. O melhor é envolver o couro em uma capa de TNT, de preferência escura, para evitar que se suje ou degrade com incidência da luz.

*Na hora de pendurar o casaco: o casaco de couro deve ser pendurado em cabides plásticos ou de madeira. Eles precisam ser largos para evitar deformação na área dos ombros;

*Os cuidados em casa: nunca se deve guardar peças de couro quando estiverem úmidas - vale tanto para chuva como para o suor. O correto é arejar e secar a peça de um dia para outro para então guardá-la;

*Quando a peça for ficar no armário por longo período, o ideal, além de protegê-la com a capa escura de TNT, é expô-la a cada 30 dias em local fresco e com sombra. Se quiser deixar o couro um pouco no sol, não remova a capa de TNT;

*É possivel lavar, higienizar, hidratar e reavivar a cor original de uma peça de couro em lavanderias especializadas. Porém, se uma peça chega muito comprometida, há processos como tingimento e re-hidratação que podem recuperar até 80% de sua aparência original.

Não existe uma freqüência para a lavagem. Quando conservamos e higienizamos corretamente o couro pode-se até chegar a lavá-lo após um ano ou um ano e meio. Se houver um uso freqüente, o ideal é lavá-lo a cada seis meses ou mesmo quando apresentar pequenas sujeiras. O excesso de sujeira fica impregnado no couro e pode se transformar em marcas fixas que dificilmente poderão ser removidas completamente. Tecnicamente, é impossível remover as sujidades mais profundas sem danificar o couro.
Diferenças de tonalidade e aparição de pequenas manchas e/ou cicatrizes são normais após um processo de limpeza devido a vícios do couro e por cada pele animal reagir de forma diferenciada aos vários processos de limpeza.

Com estas dicas, suas peças de couro estarão sempre com aparência de novas!
Compartilhe:
Atendimento
Endereço:
Picada Café - RS - Brasil
Telefone:
(54) 3285.1159
E-mail:
vendas@okcouros.com.br
© Copyright 2019 OK Couros | Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton